Itaquera

ITAQUERA: “pedra dura” ou “pedra dormente”.
Itaquera é um bairro do distrito de mesmo nome, na cidade de São Paulo.
No bairro, estão localizados a escola de samba Leandro de Itaquera e o centro de treinamento de categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. Também local do novo estádio do Corinthians (Arena Corínthians – também conhecido como Itaquerão) que foi palco do jogo de abertura da copa do mundo em 2014.
itaquera_1
Tagged:

14 Comentários

  1. Kelvin Cristiano Barros

    Os xenofóbicos não entendem o significado da palavra que dá nome para um dos bairros mais importantes de São Paulo.

  2. CARLOS WILLIAN BRAZ

    ADOREI ESTE SISTEMA BEM ORGANISADO E EFICIENTE NA ORA DOS ESTUDOS, BEM ELABORADA AS RESPOSTAS COM POCAS PALAVRAS MAS COM MUITOS PONTOS COM INFORMACOES COMPLETAS

  3. Carlos

    Porque você se refere especificamente aos xenofóbicos?
    Só eles que não entendem o significado de ITAQUERA?
    O que verdadeiramente quer dizer pedra dormente?
    Alicerce?
    Pedra angular?
    Pedra filosofal?
    Pedra mística detentora de segredo ou energia adormecida?
    Sabedoria e poder?

    1. Dicionário

      Carlos, o termo xenofóbico foi usado em um comentário feito por um usuário do site.
      Nosso critério é publicar todos os comentários pois as dúvidas e discussões são sempre bem vindos e contribuem para a consolidação dos significados dos verbetes. Apenas deixamos de publicar comentários que não respeitem os próprios usuários (palavrões, xingamentos, etc).
      Em relação ao questionamento quanto ao significado de “pedra dormente” ou “pedra dura” não temos maiores detalhes. Talvez existisse no local alguma grande rocha. Mas é só especulação de minha parte. Essas discussões sobre o significado das palavras são justamente o que torna as línguas “vivas”.
      Obrigado pelo interesse!
      Luís Gustavo

  4. ely jg constante

    Itaquera, segundo o Vocabulário Tupi-Guarani/Português, de Silveira Bueno, significa literalmente “pedra velha”, ou “o que já foi pedra”. Isto pode ser referencia a uma pedreira abandonada, lugar de onde se extraíam pedras.

    1. Roberto Carlos C, de O. Penha

      Certa vez peguei uma corrida no meu táxi na madrugada aqui do Rio de Janeiro. O senhor e a sua família disseram que iriam para o Itanhangá(um bairro próximo à Barra da Tijuca), quando chegamos na sua mansão, eu lembrei de perguntá-lo:
      – O senhor sabe o que significa a palavra Itanhangá?
      Daí ele me respondeu:
      – Só sei que tem algo a ver com pedra, pois ita é pedra.
      Aí então eu disse:
      – Olha, o significado não é tão bonito, pois é PEDRA DO DIABO.
      Prontamente ele me disse:
      -Ah, é por isso que quando eu e a rapaziada éramos moleques aqui, passávamos próximo a pedra e ouvíamos um barulho horrível. Era o vento que passava pelas fendas da pedras e fazia um assobio horrível….

  5. ÁTILA MATIAS DE JESUS

    ESSA É UMA SINGELA HOMENAGEM.
    PARQUE DO CARMO.
    CIDADE LÍDER.
    CENTRO DE ITAQUERA.
    COHAB JOSÉ BONIFÁCIO.

    ESSA É A MINHA ORIGEM !!!

  6. ÁTILA MATIAS DE JESUS

    ITAQUERA É UM BAIRRO MISCIGENADO COMO QUALQUER OUTRO DE SÃO PAULO.
    COM A CULTURA DA COLÔNIA JAPONESA E SEUS PÊSSEGOS NA BEIRA DO RIO JACU.
    VIVEMOS SEM XENOFOBIA E ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS PARA QUALQUER SER HUMANO DO MUNDO.
    PERINCIPALMENTE OS ESCRAVOS E REFUGIADOS DAS GERRAS DE HOJE.
    EU FALO COM CONVICÇÃO EM NOME DE TODOS OS ITAQUERENSE.

  7. José Elmano de Medeiros Pinheiro

    O topônimo “Itaquera” refere-se à paisagem dominante observada e caracterizada pela cultura indígena, que ao nomear as coisas da natureza de seu “país” descreviam-nas, quer dizer, seguiam um expediente análogo ao das ciências naturais. “Pedras velhas”, “onde as pedras dormem”, “pedreiras abandonadas”, “velhas”, “onde tem pedras”, seriam os significados mais próximos ao que significava esse lugar para culturas que, em grande parte estão extintas, mas que deixaram testemunhos preciosos da geografia e da história representados por topônimos que ainda carecem de mais estudos. Consultem os trabalhos de Eduardo Navarro, Theodoro Sampaio e tantos outros linguistas e estudiosos do tupi.

  8. Jônatas Mota

    Ita eu sei que é pedra, mas e o quera? Eu queria saber também se Itaquaquecetuba tem alguma coisa a ver com o tupi, mas n acho nada sobre isso :/

  9. Ariano Galvao

    Itaipú = “A pedra que canta”

    Itaquera = “A pedra dura”

    Itaberaba = “A pedra brilhante”

  10. Jucimara

    Em Itaquera no passado havia uma grande pedreira, inclusive com extração das pedras, talvez o nome tenha sido por esse olhar que os índios tiveram, o lugar da antiga pedreira era entre Itaquera e Arthur Alvim, aonde foi construído o metro.

  11. Goulung

    Vários lugares de São Paulo tem nomes assim, porque até pouco tempo atrás o tupi “aportuguesado” era a língua mais falada na área. O português a pouco tempo não era tão difundido entre as populações do nosso país, até a era Vargas, quando os dialetos foram proibidos de serem utilizados em público e de forma oficial. Perdemos muita herança cultural, no país todo.

Deixe um comentário