Amapá

AMAPÁ – Nome de uma árvore e também de um estado na região norte do Brasil

Nome científico: (Parahancornia amapa)

ama’pá – árvore da família das apocináceas, de madeira útil, e cuja casca, amarga, exsuda látex medicinal, de aplicação no tratamento da asma, bronquite e afecções pulmonares, tendo seu uso externo poder resolutivo e cicatrizante de golpes e feridas.
Na língua tupi, o nome “amapá” significa ‘o lugar da chuva’ :ama (chuva) e paba(lugar, estância, morada). Segundo a tradição, porém, o nome teria vindo do nheengatu -língua geral da Amazônia, uma espécie de dialeto tupi jesuítico – significando “terra que acaba” ou “ilha”. Segundo outros, a palavra “amapá” é de origem nuaruaque ou aruaque, pertencente à mais extensa dasfamílias linguísticas da América do Sul, dos habitantes da região norte do Brasil ao tempo do seu descobrimento – e identificaria uma árvore da família das Apocináceas. A árvore produz um fruto saboroso, em formato de maçã, de cor roxa, que é parte da farmacopeia amazônica. Da casca do tronco dessa árvore, o amapá (Hancornia amapa), típica da região e cujo desenho está no brasão do Estado do Amapá, é extraído o látex (chamado leite de amapá) usado na medicina popular como fortificante, estimulante do apetite e também no tratamento de doenças respiratórias e gastrite. Popularmente conhecida como “amapazeiro”, a espécia encontra-se ameaçada, dada a sua exploração para extração da seiva. Estado da região Norte do Brasil.

Fontes e referências:
Wikipedia e Portal São Francisco
Tagged:

3 Comentários

  1. Pingback: Segundo o Dicionário Ilustrado Tupi-Guarani, 42.3% dos estados brasileiros possuem nomes ligados a alguma língua ou dialeto indígena. – Aiyra Ibi Abá

Deixe um comentário