Carioca

Carioca – (kari’oka) – kari`= branco; oka = casa. Casa do branco. Quem nasceu na Cidade do Rio de Janeiro. Tem sua origem por causa do rio carioca que banha a cidade. Alguns dizem ser mais que isto, ser carioca é um estado de espírito.
Fonte: Portal São Francisco  Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena – Clóvis Chiaradia
carioca
Tagged:

11 Comentários

  1. João Martins

    Li em um dicionário de Itajaí, Santa Catarina, que a palavra “CARIOCA”, significava ” CASA DE CASCUDO”. peixinho que habita em tocas de rios. Surpreende-me esse significado como sendo casa de branco, pois o nome já existia antes da chegada do branco. Portanto insisto que “CARIOCA” relamente é “casa de cascudo.

    1. Amilcar

      João, O nome ja existia antes da chegada dos europeus sim. Você está certo.Mas o nome kari’oka foi devido ao reinado fenício do rei Badezir, que fez ali a primeira capital do Brasil e a capital se chamava kari’oka, Kari de Cairos (eram brancos) e oka de casa, casa dos Cairos (cairos os mesmos que formaram a civilização egipcia) a que havia a divindade chamada kha o que originou o nome pan guaçu kha do pao de açucar. kari’oka era uma capital que convivia os kairos, egipcios, fenicios, hebreus, gregos, tupis e incas todos juntos.. Sim os incas de alto pode sacerdotal vieram para o Brasil e se misturaram com os tupis.. e fizeram uma grande nação muito antes do descobrimento que estudamos na escola.
      Busque por pesquisadores antigos como Ludwig Schwennhagen – Fenicios No Brasil um alemão que pesquisou o brasil 40 anos ou Bernardo de Azevedo da Silva Ramos..

      Fonte: Sociedade Brasileira de Eubiose

  2. Mariana

    Já eu, soube que carioca era o nome que os indígenas davam às bicas d’água construídas pelos portugueses logo após a construção das igrejas qdo iniciavam a urbanização de uma área. Era um tipo de escárnio pq os indígenas não conseguiam entender a necessidade de canalizar a água…e nesse contexto é que se inseria a expressão casa de branco.

  3. Gerson Canindé

    Eu estudo tupi guarani a de seis anos, e hoje realizo trabalhos com a cultura indígena. No método que eu aprendi, já consigo falar fluente. É a matriz do guarani falado oficialmente em vários países da America latina. Além disso, também é o idioma oficial do MercoSul e aplicado em Universidades na Europa (Alemanha, França, Bélgica…) e nos Países vizinhos ao Brasil (Argentina, Paraguay, Uruguay, Venezuaela…) e principalmente no Paraguay que existe academia de letras em tupi guarani.
    Então pelo que vi, esses significados não são tão claros como é na matriz do tupi: a palavra “carioca” vem de duas palavra juntas kariay = rapaz/ oka=casa.
    Segundo costumes do povo tupi os rapazes se reuniam para conversar numa oka.
    Portanto vejo que o tupi simplifica o sentido da palavra. Dá lógica ao sentido que se quer passar. Sendo fiel a raiz da língua.

  4. Jorge Virgilio de Almeida

    A verdade é que ninguém sabe de onde veio a palavra carioca. Existe várias possibilidades. Na minha opinião, a menos provável é “casa de branco”, simplesmente porque os tupis não chamavam os europeus de “brancos”. “Raça branca” é um conceito – crendice – dos europeus, não dos indígenas americanos. Os índios brasileiros não dividiam a humanidade em raças. O registro histórico mais antigo da palavra “carioca” vem do livro do Jean de Léry, “Histoire d’un voyage faict en la terre du Brésil, autrement dite Amérique”, que é o relato de passagem pelo Rio de Janeiro, no período da colonização francesa da Baía de Guanabara, no séc. XVI. O autor pergunta a um tupinambá: “Mamópe setã? (De onde você vem?”. O índio responde: “Kariók-pe” (da Carioca)”. Então, como não faz sentido ele dizer que veio de uma bica ou da casa de um branco, o mais lógico é imaginar que Kariók era um lugar. Segundo Léry e outro francês, o André Thévet, havia na foz do Rio Carioca uma aldeia Carioca (na verdade, a aldeia deu nome ao rio, e não o contrário). A aldeia é descrita como uma grande paliçada construída no outeiro da Glória. Como a palavra “kari” também significa “abrigo, refúgio”, teorizo que “carioca” provavelmente significa “aldeia fortificada ou murada”, algum tipo de fortaleza. Faria muito mais sentido que as demais explicações. Quanto a razão pela qual os habitantes do Rio de Janeiro são chamados de cariocas, no livro “Visões do Rio de Janeiro Colonial”, de Jean Marcel Carvalho França, no relato de Juan Francisco de Aguirre, os naturais do Rio de Janeiro passaram a ser apelidados de “cariocas” devido ao seu deslumbramento com o Aqueduto da Carioca, que eles consideravam a mais extraordinária obra do mundo, e suas águas: “Foi esse deslumbre pelo seu aqueduto que fez com que os naturais desta cidade ficassem conhecidos como cariocas, nome da fonte de onde a água que abastece a região. Logo que estabelecem contato com um europeu, os cariocas apressam-se em dizer-lhe que essa água tem o poder de enfeitiçá-lo e de fazê-lo fixar residência na cidade.”

    1. Ana Beatriz

      Também acho essa explicação mais coerente Jorge. Li em um trecho do livro “O Rio Antes do Rio”, do jornalista Rafael Freitas da Silva. Ele faz uma abordagem crítica exatamente sobre essa lacuna criada na nossa história brasileira. Que faz ser tão difícil sabermos o significado de uma palavra indígena hoje, pois simplesmente não deram importância a eles desde o início.

      1. Dorneles

        se pensares como em linguas nordicas… o karyas/os = jovens/brancos, puros e okas = casas/cabanas …. eh quase centro de jovens ou casa de iniciantes…. Em relação a tupi guarani, tem vasta bibliografia comprovando a complexa aglutinaçao de radicais de significados para novas ideias dentro do vocabulario indigena sul-americano ate o Panamá. A principal questao é a falta deste conhecimento em nossa lingua

  5. Cibely Casas Novas

    Eu não sou estudiosa do assunto, mas já vi a tempos atrás essa última explicação do rapaz dita por uma professora de geografia, e acredito mais nesse sentido e origem da palavra também.

  6. Paulo Fernandes

    Por que Largo dA Carioca, Aqueduto dA Carioca se são locuções derivadas dO Rio Carioca? Algum homem branco na casa pode responder essa?!
    Grato

  7. Ricardo Reis

    O termo caioca vem de casa do acary, os franceses invasores usavam uma vestimenta com uma costura na frente, semelhante a pele do acary, pexe sem escamas, a pele do acary parece uma túnica igual a dos franceses, por isso os tupinambá chamavam a aldeia onde moravam de acaryoca, porque a aldeia deles vivia cheia de francese a aldeia de Uruçumirim e o termo acaryoca significa casa do acary, não é casa de branco porque branco em guarani é tinga, se os franceses fossem negros haveriam de dizer que acaryoca é casa de negros, a associação de idéias dos índios é muito interessante, o peixe pirarucu vem pirá peixe e urucum, um matinho que produz coloral o pirarucu é da cor do coloral. O bairro do maracanã significa imitador de maracá, maracá e um chocalho de indio, o passarinho que imita maracá os indios davam o nome de maracá anã, o imitador de maracá porque os passarinhos verdinhos fazem um barulhinho com o biquinho que parece maracá mesmo. A pedra da Gávea se chama Ita; pedra e Anhangá, o diabo dos índios, Itaanhagá quer dizer Pedra do diabo, Pedra da Gávea é porque gávea é uma gaiola que existe em quartéis com uma escadinha pra subir, gávea é uma gaiola de onde os marinheiros de cabral gritaram terra a vista, a Itanhangá parece mesmo uma gaiola.

Deixe um comentário