Gabiroba

Gabiroba – Fruto campestre, amarelo quando maduro, doce e tem pequenas sementes e caldo, geralmente são do tamanho um pouco maior que uma ervilha.
Por perto deste fruto, quando maduros, costuma-se encontrar cobras, principalmente a cascavél.

Fonte: Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena – Clóvis Chiaradia

Tagged:

4 Comentários

  1. Jose Antonio Beffa

    Conversei com uma paraguaia que fala Tupi-guarani e perguntei por algumas palavras faladas no Brasil e algumas obtive resposta como: NURETAMA ……lugar de muito campo. Ibirarema……árvore de odor.algumas estou curioso exemplo; ingá, itápolis, tamanduateí, jaguaretê, jaguatirica, araticum, entre outras!

    1. Mariana Cardoso Lacerda

      Eu sei que Jaguatirica é um animal que parece a mistura de onça pintada, gato e leopardo, porque mia igual um gato, tem a aparência de uma onça pintada e é veloz igual um leopardo

  2. arlete de paiva guimaraes

    a fruta araça é parente da fruta gabiroba,tenho um pé de gabiroba arvore tem mais de dez anos e nunca deu frutos,como faço para que de frutos,esta bem alta e muito bonita,no litoral

    1. Laurindo

      Arlete, pesquise em algum site da área de botânica, como por exemplo, de alguma universidade que tenha curso nessa área. A frutinha merece esse esforço não só por ser gostosa, mas também por estar em extinção em várias regiões do país. Para mim, ela tem um gosto delicioso de infância. Nos campos próximos à minha casa, há uns 60, 65 anos, nós, moleques, colhíamos muita gabiroba e pitanga. Voltávamos para casa com os embornais cheios delas.
      Embornal: espécie de sacola feita de pano, com alças longas de modo a serem penduradas nos ombros. Levava de tudo: cadernos escolares, pedras, estilingue, peixes pegos à mão, vagalumes, o pão do lanche, menos faca, maconha e/ou crak.

Deixe um comentário