Itapuã

Itapuã (em grafia arcaica Itapoan) é uma palavra de origem tupi-guarani que designa um tipo de arpão curto, com ponta metálica (originalmente de pedra – ita, nessa língua), que era utilizado para a pescaria de tartaruga e peixes grandes. A palavra significa Pedra que ronca – do tupi-guarani (ita– pedra, puã– Ronco). Nome de uma praia em Salvador na Bahia. Cantada na música “Tarde em Itapuã”, parceria de Vinícius de Morais e Toquinho.
Fonte: Wikipedia

Tagged:

8 Comentários

  1. Uberval Bonfim Silva Costa

    Gostaria de saber o significado do meu nome por ser descendente afro indígena quero saber realmente o que significa o meu nome. Alguns dizem que ele significa raios e trovões, mas gostaria que fosse algo concreto..

    1. Paiva

      Uberval dever ter a mesma origem de Uberaba ou Uberlândia, Uberlândia não sei o que é mais deve ser a terra de Uber. mas Uberaba veja aqui mesmo neste site, é isso mesmo que te falaram, ou algo como água brilhante, tem tudo haver com raios e trovões.

  2. FÁBIO Freitas

    Fantástico! Sempre quis conhecer melhor a língua e costumes do índios brasileiros. Ancestrais de muitos amigos. PARABÉNS!

  3. Patrick Villela Ocaña Bruno

    Desculpe, eu quero apenas tirar uma dúvida. Em alguns outros sites, eu vi que puã significava redondo. Seriam homófonos, ou algo do tipo?

Deixe um comentário