Ubirajara

UBIRAJARA: Significa “senhor da lança”, ou “senhor da vara”.

Ubirajara é um nome de origem indígena, do tupi übürai’yara​ que quer dizer literalmente “senhor da lança, senhor da vara”.

Ubirajara era provavelmente o nome dado pelos índios a alguém que fosse muito habilidoso no uso da lança, alguém que seria um bom guerreiro, ou alguém que era bom caçador na floresta.

 

Fontes e referências:

http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ubirajara/

Tagged:

4 Comentários

  1. Ubirajã Gonçalves

    Sobre o nome Ubirajara, eu tenho uma versão que um indio me contou.
    Meu nome é Ubirajã Gonçalves, Meus avós paternos eram índios e minha vó viveu na tribo em Mato Grosso até meu pai nascer, depois vieram para São Paulo.
    O nome Ubirajara, é um titulo, como já sabem, mas o que não consta, é que o verdadeiro nome do índio é Ubirajã, ou seja, após conquistar o desafio, passou a ser chamado, Ubirajara, o senhor da lança.

  2. Alisson Cesar Silva

    Muito bacana.

    Estou precisando de ajuda para traduzir o nome de minha mãe:

    ” ITAJUBI”

    por favor me ajudem.

    1. Dicionário

      Alisson,
      de acordo com o “Dicionário de Tupi Antigo”, de Eduardo de Almeida Navarro: “Itajobi (cidade do estado de SP). Nome artificial criado com a denominação de Itajubi em 1906. Poderia ser um topônimo com significado se proviesse de ITÁ+ÎÁ+OBY: repleto de pedras verdes. Mas parece que foi Teodoro Sampaio quem criou o nome, dando-lhe outra significação que não procede.”

  3. Vilma Hadjes

    Sou fascinada pelo sigificado em portug~es das palavras em tupi-guarani que encontramos em tantos lugares, sem que sejam traduzidas. Na estrada Rio-São Paulo ha incontáveis nomes que despertam a curiosidade do que os indios descreviam do local, com esses nomes. Lamento quanto ingles se está usando, enquanto se ignora o idioma natal do nosso país; não custava botar embaixo do nome em tupi, o significado em portugues, enriqueceria nosso conhecimento,especialmente dos jovens, ao lidarem com nossas origens.

Deixe um comentário