Você sabia que não existe a língua Tupi-Guarani?

Tupi-Guarani não é uma língua mas sim a designação de uma família linguística.

Portanto não existe a língua Tupi-Guarani mas existem várias línguas que pertencem à família linguística Tupi-Guarani.

Para explicar melhor vou utilizar os gráficos do site Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Sócio Ambiental, que mostra todas as ramificações das línguas indígenas faladas no Brasil, conforme classificação do professor Ayron Dall`Igna Rodrigues.

As falas das diferentes tribos indígenas do Brasil foram classificadas em TRONCOS, FAMÍLIAS, LÍNGUAS e DIALETOS.

Existem 2 TRONCOS principais: Tronco Tupi e Tronco Macro-Jê.

Dentro desses troncos linguísticos estão as FAMÍLIAS linguísticas e suas respectivas línguas e dialetos.

No tronco Tupi a principal família linguística é a TUPI-GUARANI que engloba várias línguas como o Tapirapé, o Wayampi, o Kamayurá, o Guarani, o Xetá e o TUPI ANTIGO que não é mais falado mas que foi a principal língua estudada pelos primeiros colonizadores.

Ao todo existem mais de 150 línguas indígenas ainda faladas no Brasil. Em 1500 eram mais de mil!

Respeitar os índios, suas línguas e culturas é respeitar a história do Brasil!

Tronco Tupi

Tronco Macro-Jê

Outras famílias linguísticas:

outras-familias

Tagged:Tags:

6 Comentários

  1. Richard Haimoff

    Boa noite, muito interessante a apresentação. Eu comecei há alguns, estudar a língua Tupi no Pátio do Colégio. Gostaria, pelo menos manter contato com o Tupi já que estamos cercados de nomes e palavras dessa língua, obtendo um dicionário. Onde, como e quanto será o seu custo? Att. Richard

    1. Dicionário

      Richard, o nosso dicionário, por enquanto, existe apenas como site. Estamos buscando parceiros para viabilizar uma versão impressa. Mas no menu Apresentação > Fontes e referências você encontrará alguns dicionários físicos que podem ser comprados ou encomendados pela internet nos sites das grandes livrarias como a Cultura ou a Saraiva. Obrigado pelo interesse!

  2. Mara Dellano

    Eu tenho a maior vontade de estudar as línguas indígenas, gostaria de saber mais e fazer disso minha fonte de pesquisa futura. Tenho de certa forma uma revolta por eu não ver por parte dos governos a não difusão dessas línguas indígenas nas escolas. Nós deveríamos ! Essa que é a nossa língua mãe!
    Parabéns pela explicação! Grata.

  3. Juliana

    Obrigada pelo conteudo interessante! Existe algum lugar onde possa encontrar a transcricao fonetica das palavras? Encontrei dicionarios, mas nao explicam como pronunciar as palavras. Obrigada!

  4. AndréC Abreu Carneiro

    Olá Como eu poderia buscar fontes e pesquisas das Linguas Indígenas dos Povos do Ceará. Os Anaçés por exemplo? Gratidão desde já.

  5. Tony Roberson de Mello Rodrigues

    Nossa, que interessante! Estou terminando de revisar uma dissertação sobre cultura indígena no Pará e uma coisa que me deixa confuso (sempre que reviso textos sobre cultura indígena) é entender as diferenças entre povo, aldeia, comunidade, grupo, tribo (acho que essa palavra não é mais recomendada, né), etnia, família etc. Por exemplo “timbira” pode ser uma língua, mas também pode ser uma cultura ou um povo, correto? E a língua timbira é do tronco macro-jê então? Desculpem-me a ignorância, quem não sabe pergunta, né?

Deixe um comentário